Proteja a sua startup do cibercrime: 5 dicas para começar agora!

maio 10, 2023 ortega

Selecionamos as 5 principais dicas para você começar a proteger a sua startup do cibercrime.

Antes de mais nada, sabemos que pensar todas as pontas do negócio dá muito trabalho, mas é essencial que você proteja a sua startup do cibercrime. E é por isso que a segurança da informação tem que ser pensada desde o início. Assim, para te ajudar a trilhar este caminho, listamos aqui 5 passos essenciais para que você proteja a sua startup.

1º passo: Não subestime seu poder de atração

Muitas startups acreditam não serem atrativas para os hackers, pelo fato de serem pequenas ou iniciantes. Não caia nessa! Você precisa proteger a sua startup do cibercrime, pois exatamente por saberem que as startups pensam desta forma, e, por isso, não se protegem, os cibercriminosos tendem a atacá-las. Além disso, existe o risco dos ataques em grande escala, lançados para todos os lados e acabam atingindo quem? Isso mesmo, as empresas que tiverem menos atenção à segurança.

O correto é entender que, desde sua fundação, todo negócio pode estar na mira do cibercrime. Buscar proteção desde o início é a maneira mais tranquila de conquistar crescimento dos negócios longe de preocupações.

2º passo: Proteja seus recursos em nuvem

Grande parte das startups utilizam nuvens públicas, como AWS ou Google Cloud, para ofertar seus serviços. Até aí, tudo bem. O problema é que muitas delas não se preocupam em conhecer as configurações de segurança específicas de cada cloud, ou, ainda, não dão bola para detalhes que podem parecer triviais, como as senhas, e acabam utilizando passwords fracas. Cuidado! Estas atitudes podem deixar as companhias vulneráveis ao cibercrime. O melhor é evitá-las para fortalecer a segurança da startup.

3º passo: Cuide do armazenamento

Ao armazenar dados e documentos, é preciso utilizar senhas fortes, containers em nuvem adequados e outras medidas de segurança da informação estudadas caso a caso. Já imaginou as informações de seus clientes ou os códigos de seus aplicativos vazarem por puro descuido? Não se exponha a este risco! Documentos guardados digitalmente, sejam da própria empresa ou de terceiros, precisam ser bem protegidos para garantir a segurança do negócio em sua totalidade.

4º passo: Esteja preparado para ataques DDoS

Primeiro, entenda que ataques DDoS são uma forma de cibercrime que deixa indisponíveis as operações da empresa infectada. Em outras palavras, têm capacidade para, literalmente, tirar sua startup do ar.

Há alguns anos, a startup de criptomoedas Coinkite foi atacada por esta modalidade diversas vezes seguidas. Resultado: não houve outro remédio, senão fechar as portas. Tempos depois, os proprietários informaram que haviam sofrido ataques desde o lançamento de seus serviços, e que não conseguiram recuperar o prejuízo causado pelas invasões. Ou seja, faltou prevenção, e isso resultou em um dano irreparável. Um pecado que sua startup não pode cometer. Isto é, proteja a sua startup, se não, todo o trabalho que você (e a sua equipe) estão fazendo diariamente, vai por água abaixo, do dia para a noite!

5º passo: Faça uma economia inteligente

Ao invés de cortar investimentos em cibersegurança para poupar o orçamento, prefira investir em soluções que se adequem ao budget de forma inteligente. Assim, busque, no mercado, fornecedores que entendam o universo startup e tenham produtos, serviços e profissionais preparados para atender à realidade das mesmas, abrangendo todos os pontos: dados, redes, sistemas, gestão, políticas, pessoas – e, se isso tudo puder ser ofertado em pacotes desenhados de acordo com o caixa e as necessidades exatas de cada empresa, melhor ainda. Em se tratando de segurança da informação, personalização e facilitação na adesão, uso e pagamento são itens fundamentais.

Zele pelo seu negócio, trabalho e por tudo o que você já construiu até aqui (não foi fácil, né?). Portanto, não marque bobeira e proteja a sua startup!

Por fim, esperamos que os passos que recomendamos sejam úteis para colocar sua startup no caminho da cibersegurança. Mas é claro que o assunto não se esgota aqui: há outros pontos importantíssimos a se falar sobre a segurança das startups, e um deles é a cultura, a forma de engajar os colaboradores a trabalhar de forma segura para a empresa e seus clientes – você já viu o nosso último post com dicas de como criar uma cultura de segurança nas startups? 

, , , , , , , , , , , , , ,
× Como posso te ajudar?