Com a rápida transição para o home office pela pandemia, empresas de todos os tamanhos estão considerando adotar uma arquitetura de confiança zero – ou zero trust

março 14, 2022 Editor

Com a rápida transição para o home office pela pandemia, empresas de todos os tamanhos estão considerando adotar uma arquitetura de confiança zero – ou zero trust.

O Zero Trust é um modelo de segurança de rede, baseado em um rigoroso processo de verificação de identidade. A estrutura estabelece que somente usuários e dispositivos autenticados e autorizados podem acessar aplicações e dados.

O princípio dessa estratégia é “não acredite em nada, verifique tudo”. Podem ser funcionários, parceiros, clientes, fornecedores ou outros usuários, bem como dispositivos, aplicativos e redes.

Para avaliar o impacto dessa transição na estratégia de segurança e nas operações de empresas, a Cloudflare encomendou à Forrester uma pesquisa sobre o assunto.

Foram ouvidos no mundo inteiro 317 executivos que tomam decisões nas empresas, e a conclusão é de que elas não estavam preparadas para esse tipo de mudança.

Em compensação, isso levou o tema da segurança para as conversas de diretoria. A consequência é que esses mesmos executivos identificaram a Zero Trust como a melhor abordagem para elevar o nível de segurança da empresa.

Claro que esse movimento não é uniforme: Embora todas as empresas pesquisadas estejam gastando dinheiro em tecnologia, empresas menores (<1000funcionários) estão sendo um pouco mais frugais.

Os motivos para o investimento ficaram bem claros nas respostas:

58% por cento dos entrevistados tiveram uma violação de dados em 2020 e 55% um aumento nas tentativas de phishing.

Pior ainda, o tempo de inatividade dos funcionários também é caro para os negócios:

33% por cento dos entrevistados relataram que interrupções na infraestrutura limitaram as habilidades dos funcionários para se manterem conectados aos aplicativos da força de trabalho e 46% relataram problemas de latência devido à conectividade com VPN.

O estudo conclui que todas as empresas tiveram de se tornar digitais da noite para o dia.

Como está a sua empresa? Se adequando à nova Era Digital ou ainda nem começou?

× Como posso te ajudar?