maio 26, 2020 Daniel Niero

Entenda o que um DPO Virtual (vDPO) pode fazer pela sua empresa

Com a disseminação global das leis de proteção de dados ao redor do mundo, muitas empresas precisarão dos serviços de um Data Protection Officer (Encarregado da Proteção de Dados nos termos da LGPD). No entanto, a menos que você seja uma grande organização, poderá  ser muito difícil justificar a posição interna de um DPO atuando em tempo integral. 

Este tipo de contratação incide em custos elevados que muitas empresas não estão dispostas a, ou preparadas para absorver financeiramente em tempo hábil de cumprir os prazos e as exigências da lei. Estes custos envolvem treinamentos e capacitações, encargos trabalhistas, bem como investimentos em tecnologias, hardware, software, licenças, entre outros. Caso a empresa tenha presença em outros países regidos por outras leis de proteção de dados, ficará ainda mais difícil encontrar profissionais que acumulem todos os requisitos de conhecimento para suportar a complexidade das adequações e suas particularidades.

Contratar uma equipe experiente em privacidade, com reconhecimento de mercado e com metodologias e processos bem definidos, tem sido a opção de muitas empresas na corrida para atendimento as leis de privacidade.

Os principais desafios para quem ainda não possui um DPO

  1. Você precisará ter alguém disponível que possa aconselhá-lo sobre como cumprir a LGPD e permanecer em conformidade à medida que seus processos de negócio evoluem.
  2. Toda vez que seus fluxos de trabalho mudarem, você precisará avaliar como a mudança proposta impacta na conformidade com a LGPD e demais leis de privacidade aplicáveis ao seu negócio.
  3. Você precisará ter acesso a um especialista em proteção de dados para avaliar a mudança proposta, fornecer conselhos e treinamentos para garantir que sua equipe entenda suas responsabilidades, a fim de minimizar o risco de uma violação de dados.
  4. Sua empresa precisará ter um programa de privacidade consistente e efetivo, alimentado de forma regular anualmente

Quais as vantagens de contratar um serviço de Virtual DPO (vDPO)?

  • Sua empresa terá uma equipe altamente especializada em privacidade, com suporte completo tanto pelo aspecto da segurança da informação quanto pelo aspecto legal, através do suporte jurídico de advogados experientes no assunto.
  • Redução de custo superior a 50% sobre contratação de uma equipe interna.
  • Capacidade rápida de adequação e adaptação as leis de privacidade, devido ao suporte contínuo realizado por profissionais seniores com vivência constante no mercado.
  • Fornecimento de treinamentos periódicos sobre segurança e privacidade para toda a organização, realizados de forma presencial ou remota. Materiais e instrutores  sempre atualizados.
  • Flexibilidade de negociação contratual sem se preocupar com horas extras, férias e outros encargos existentes na contração de uma equipe local.

Nosso serviço Virtual Data Protection Officer (Privacy360) fornece acesso a profissionais especializados em segurança da informação com mais de 15 anos de experiência, prontos para planejar e implementar um programa completo de segurança e proteção de dados, bem como realizar atividades frequentes como análises de impacto a privacidade, planos de resposta a incidentes, auditorias periódicas e o fornecimento de recomendações e acompanhamento dos projetos que envolvem tratamento de dados pessoais.

Programa de Governança em Privacidade (Privacy360)Powered by Rock Convert

Conheça o serviço Privacy360 e como podemos ajudá-lo desde os primeiros passos até a completa implementação de um Programa de Segurança e Privacidade de Dados.

 Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas.

Oferta NordVPNPowered by Rock Convert
, , , , ,
Daniel Niero

Daniel Niero

Experienced Information Security Manager with extensive commercial career over diverse software industry in major vendors. Headed more than 150 security, compliance and privacy projects (Oil&Gas, Telecom, Health, Finance and Tech) for private and public sectors. As professor has been teaching about Infosec, privacy and compliance about 11 years. Currently assumes as Lead Instructor of PECB.ORG (Professional Evaluation and Certification Board) in Brazil as well as speaker of main events about the subject.