abril 20, 2020

Como descobrir se você foi vítima de um vazamento de dados online

Você não pode impedir hackers de hackear. Mas pode evitar hábitos ruins que facilitam o trabalho deles.

https://www.freepik.com/free-photos-vectors/technology

Gravar várias senhas é algo chato e trabalhoso, por isso acabamos repetindo as mesmas senhas para todas as contas, certo? Sim! Mas é seguro? Nem um pouco! Entenda por quê!

O problema é que os serviços que achamos seguros, na verdade nem sempre são. Estes serviços sofrem frequentemente de tentativas de ataques de hackers, que por sua vez, quando obtém sucesso roubam e expõem bases de dados comprometendo as informações armazenadas lá. Incluindo a sua.

Programa de Governança em Privacidade (Privacy360)Powered by Rock Convert

A Mozilla disponibiliza uma página que permite verificar se suas senhas foram expostas em algum ataque realizado (que se tornou público0) na internet, para isso siga os seguintes passos:

1. Abra no link a seguir:

https://monitor.firefox.com/

2. Digite um e-mail que gostaria de consultar
3. Verifique se este e-mail foi encontrado em vazamentos de dados conhecidos
4. consulte quantos e-mails quiser.

Meus dados foram expostos em um ou mais vazamentos! O que eu devo fazer?

  1. Tudo bem, sem pânico!
  2. Altere logo que possível todas as suas senhas. (Dica: Para não ter que criar senhas completamente diferentes, você pode criar variações da mesma senha, incluindo números e símbolos, no início, meio ou fim). Evite combinações fáceis de deduzir.
  3. Utilize senhas com no mínimo 10 caracteres (Combine Maiúsculas, Minúsculas, números e símbolos). Você pode testar sua senha através deste link: http://www.passwordmeter.com/
  4. Não cadastre seu e-mail profissional em serviços de internet e não utilize a mesma senha das suas contas pessoais para acessar e-mails ou serviços da empresa em que você trabalha.
  5. Sempre habilite o Segundo Fator de Autenticação (Verificação de 2 Etapas) em todas as contas que você possui (Instagram, Facebook, TikTok, Gmail, etc). A Verificação de 2 Etapas permite que você adicione um novo fator de verificação para garantir sua identificação, como por exemplo, enviar um código para o seu telefone ou e-mail. Caso já tenha feito, ótimo.

Gostou do conteúdo? Ajude a proteger as outras pessoas! Envie esta URL para seus amigos e ajude-os a descobrir se foram expostos também!

Até logo!

Virtual Officer Security Team

Oferta NordVPNPowered by Rock Convert
, , ,