https://www.freepik.com/free-photos-vectors/technology
Gravar várias senhas é algo chato e trabalhoso, por isso acabamos repetindo as mesmas senhas para todas as contas, certo? Sim! Mas é seguro? Nem um pouco! Entenda por quê!
O problema é que os serviços que achamos seguros, na verdade nem sempre são. Estes serviços sofrem frequentemente de tentativas de ataques de hackers, que por sua vez, quando obtém sucesso roubam e expõem bases de dados comprometendo as informações armazenadas lá. Incluindo a sua.
A Mozilla disponibiliza uma página que permite verificar se suas senhas foram expostas em algum ataque realizado (que se tornou público0) na internet, para isso siga os seguintes passos:
1. Abra no link a seguir:
https://monitor.firefox.com/
2. Digite um e-mail que gostaria de consultar
3. Verifique se este e-mail foi encontrado em vazamentos de dados conhecidos
4. consulte quantos e-mails quiser.
Meus dados foram expostos em um ou mais vazamentos! O que eu devo fazer?
- Tudo bem, sem pânico!
- Altere logo que possível todas as suas senhas. (Dica: Para não ter que criar senhas completamente diferentes, você pode criar variações da mesma senha, incluindo números e símbolos, no início, meio ou fim). Evite combinações fáceis de deduzir.
- Utilize senhas com no mínimo 10 caracteres (Combine Maiúsculas, Minúsculas, números e símbolos). Você pode testar sua senha através deste link: http://www.passwordmeter.com/
- Não cadastre seu e-mail profissional em serviços de internet e não utilize a mesma senha das suas contas pessoais para acessar e-mails ou serviços da empresa em que você trabalha.
- Sempre habilite o Segundo Fator de Autenticação (Verificação de 2 Etapas) em todas as contas que você possui (Instagram, Facebook, TikTok, Gmail, etc). A Verificação de 2 Etapas permite que você adicione um novo fator de verificação para garantir sua identificação, como por exemplo, enviar um código para o seu telefone ou e-mail. Caso já tenha feito, ótimo.
Gostou do conteúdo? Ajude a proteger as outras pessoas! Envie esta URL para seus amigos e ajude-os a descobrir se foram expostos também!
Até logo!
Virtual Officer Security Team