setembro 24, 2019 sana

Existe muita dúvida e resistência em relação à segurança da informação e conformidade quando se fala em startups, especialmente no que tange à área de desenvolvimento. Mas a realidade é outra: uma abordagem DevSecOps, conduzida pelos profissionais certos e com base nas soluções corretas, traz vantagens à estratégia de expansão. Confira

 

Segurança da informação é um diferencial, além de uma obrigação frente a seus clientes, e não um empecilho para a escalabilidade de seu negócio.

Por que estou dizendo isso? Porque, quando propomos projetos da linha de segurança e conformidade, é muito comum encontrarmos resistência, especialmente no que se refere à área de desenvolvimento de sistemas.

Vamos tomar como exemplo startups que oferecem ao mercado soluções baseadas em sistemas, aplicativos e afins. Se, na análise de segurança, forem detectadas potenciais brechas nos códigos de programação, é bem provável que os desenvolvedores enxerguem as soluções propostas para conter/resolver tais problemas como um obstáculo, que poderá atrasar ou mitigar sua capacidade de crescimento em escala.

Mas precisamos deixar muito claro que esta visão é errônea. Quando você pensa em segurança, está pensado em um benefício, tanto para seu negócio, quanto para os públicos envolvidos (colaboradores, parceiros, clientes), e não em um entrave.

NADA DE ENGESSAMENTO, NEM DE RISCOS
É claro que se algo engessar a estratégia ou a operação de sua startup, ela perderá a capacidade de escalabilidade. Só que a segurança não faz isso. Ao contrário, o que ela faz é ajudar a manter a empresa longe de riscos que poderiam trazer problemas sérios, como vazamentos de dados, ciberataques causadores de paradas de serviço e outros que poderiam incorrer em perdas financeiras, de credibilidade, danos à reputação e penalizações legais – estes sim, fatores passíveis de engessar a expansão de qualquer empreendimento.

SEGURANÇA ESPECIALIZADA, NEGÓCIO SAUDÁVEL
Assim, confiar a análise de suas redes, sistemas e processos relacionados à informação nas mãos de especialistas em segurança e conformidade é uma decisão 100% focada na saúde do negócio.

DEVSECOPS
Isso parte de uma metodologia DevSecOps. O que é isso? Bom, primeiro, é preciso entender que o famoso DevOps, normalmente restrito às equipes de desenvolvimento e operações, precisa também passar pela segurança se a empresa quiser extrair ao máximo a agilidade e capacidade de rápida resposta proporcionada por esta abordagem.

No conceito DevSecOps, as ações em favor da segurança da informação trabalham integradas a todo o ciclo de vida das aplicações da empresa. Em outras palavras, você não desenvolve toda uma solução para só lá no final pensar se ela é segura ou abre brechas para que seu negócio fique vulnerável a invasões.

COLABORAÇÃO E INTEGRAÇÃO
Ao invés disso, esta metodologia traz uma estrutura colaborativa, em que a segurança atua ao longo do projeto. Os especialistas desta área, sejam eles internos ou terceirizados, farão um trabalho integrado ao desenvolvimento, e isso será bom para todos: para os desenvolvedores, que terão um norte para criar com menos potencial de erros em relação à privacidade de dados e conformidade, para a estratégia de crescimento da empresa, que terá alicerce em soluções/sistemas/apps mais confiáveis, e para o cliente final, que receberá produtos e serviços mais seguros.

TODOS DE OLHO NA ESCALABILIDADE
Não se trata de intromissão dos especialistas em segurança no trabalho dos desenvolvedores, nem, muito menos, de engessamento do processo de programação ou da escalabilidade do negócio: se trata, sim, de uma estratégia de compartilhamento de responsabilidade ao longo de todo o processo, embasada na integração entre profissionais de diferentes especialidades, mas focados em dois objetivos comuns, que são a qualidade e o crescimento.

Pensar a segurança das aplicações, da infraestrutura e dos dados de ponta a ponta, esta é a essência do DevSecOps. Assegurar que a privacidade dos dados e a conformidade com regras, leis e normas do nicho de atuação da empresa sejam garantidas, esta é a missão do trabalho de segurança da informação e compliance.

POSSIBILIDADES
É possível ter uma empresa escalável sem isso? Sim, é.

É possível que esta empresa escalável, em algum momento, se exponha a riscos que acarretem os problemas já citados, pondo em jogo a continuidade dos negócios? Sim, é.

É possível que, tendo em conta as considerações acima, análises e ações de segurança da informação e conformidade engessem a escalabilidade de uma estratégia de negócio? Não, não é.

FAÇA AS ESCOLHAS CERTAS
Selecione os profissionais corretos para atende-lo em relação a todos estes pontos. Se precisar de ajuda para isso, as dicas do post “5 passos para você escolher um fornecedor de soluções de LGPD” estão aqui para isso (embora o post seja focado em LGPD, as recomendações do que buscar em um parceiro de segurança e compliance são válidas para qualquer projeto envolvendo tais áreas). Outro conteúdo indicado para te auxiliar na decisão sobre quem irá cuidar desta estratégia em sua startup, mostrando as vantagens que pode obter ao apostar na terceirização, é este aqui “8 Benefícios De Contar Com Um Virtual CISO”.

Escolha também as soluções e serviços mais adequados para cumprir o objetivo de garantir segurança e compliance sem comprometer a estratégia, funcionalidade, produtividade, competitividade e escalabilidade do negócio. E falando em serviços, o modelo remoto é uma ótima opção para startups, saiba mais sobre isso no post “Mitos dos serviços remotos: não caia neles”.

NOVO MINDSET

E, principalmente, tenha em mente que a integração entre segurança, conformidade e desenvolvimento demanda, sim, uma mudança de chave na mentalidade empresarial, mas traz ganhos que certamente todos vão comemorar, ao final.

 

Se você gostou desta abordagem e quer conhecer uma solução para aplica-a com sucesso aí na sua startup, sem comprometer o orçamento, fique ligado aqui no blog, pois trataremos disso na próxima semana.

,
× Como posso te ajudar?